A Arte do Turismo Fotográfico

Ivani Maia Nogueira Barbosa
Tamires Jales Nunes
Turismólogas em Formação pela UERN-Campus de Natal

Você já se imaginou saindo em uma expedição de algumas horas ou dias apenas para fotografar paisagens com belezas exóticas, naturais, culturais ou históricas? Se sua resposta foi não, saiba que existe esse tipo de segmento no turismo, ainda pouco explorado no Brasil, mas que tem levado grupos de fotógrafos profissionais, intermediários e até amadores, a saírem de suas residências com objetivos de registrar momentos que são únicos, em belas fotografias.

O Turismo Fotográfico ou Fototurismo, como é conhecido, é um segmento recente que tem como objetivo fotografar o máximo possível do lugar sem perder de vista nenhum momento do dia ou da paisagem. Desse modo, quem pratica o turismo fotográfico não sai de casa com o intuito de relaxar e aproveitar as belezas do lugar turístico, e sim de registar o maior número de imagens para seus acervos fotográficos.

A fotografia em si é considerada a arte de se perceber as imagens, é uma cópia virtual da realidade capaz de congelar o momento, que por sua vez tenta transmitir o sentimento que provavelmente sentiu o fotógrafo-autor no instante da captura ser registrada. Ler mais